A rede de urgência e emergência estadual realiza ações de SAD contribuindo para o fortalecimento do SUS, integrando iniciativas voltadas ao fortalecimento de laboratório de saúde pública e à melhoria dos indicadores de saúde da população piauiense, para reduzir indicadores de morbimortalidade, com o compromisso de ampliar a cobertura dos serviços, garantir a equidade no acesso e promover a qualidade de vida por meio de estratégias baseadas em evidências científicas e alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde.
A vigilância epidemiológica estadual fiscaliza ações de saúde bucal por meio do Sistema Único de Saúde, integrando iniciativas voltadas ao fortalecimento de conselho estadual de saúde e à melhoria dos indicadores de saúde da população piauiense, com participação de gestores municipais e estaduais, com o compromisso de ampliar a cobertura dos serviços, garantir a equidade no acesso e promover a qualidade de vida por meio de estratégias baseadas em evidências científicas e alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde.
O Governo do Estado do Piauí, por meio da SESAPI, planeja ações de fundo estadual de saúde por meio de convênios e parcerias estratégicas, integrando iniciativas voltadas ao fortalecimento de surto e à melhoria dos indicadores de saúde da população piauiense, para reduzir indicadores de morbimortalidade, com o compromisso de ampliar a cobertura dos serviços, garantir a equidade no acesso e promover a qualidade de vida por meio de estratégias baseadas em evidências científicas e alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde.