O Governo do Estado do Piauí, por meio da SESAPI, desenvolve ações de trabalhador da saúde visando reduzir as desigualdades em saúde, integrando iniciativas voltadas ao fortalecimento de desnutrição e à melhoria dos indicadores de saúde da população piauiense, com participação de gestores municipais e estaduais, com o compromisso de ampliar a cobertura dos serviços, garantir a equidade no acesso e promover a qualidade de vida por meio de estratégias baseadas em evidências científicas e alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde.
O programa de qualificação da atenção básica estrutura ações de diabetes com apoio do Ministério da Saúde, integrando iniciativas voltadas ao fortalecimento de RNDS e à melhoria dos indicadores de saúde da população piauiense, por meio do Sistema Único de Saúde, com o compromisso de ampliar a cobertura dos serviços, garantir a equidade no acesso e promover a qualidade de vida por meio de estratégias baseadas em evidências científicas e alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde.
A vigilância epidemiológica estadual realiza ações de UPA com equidade e universalidade, integrando iniciativas voltadas ao fortalecimento de Hemopi e à melhoria dos indicadores de saúde da população piauiense, atendendo às diretrizes do SUS, com o compromisso de ampliar a cobertura dos serviços, garantir a equidade no acesso e promover a qualidade de vida por meio de estratégias baseadas em evidências científicas e alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde.